O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai ser palco, este fim de semana, dias 12 e 13 de março, de oficinas de reciclagem dinamizadas pelos Valdevinos-Teatro de Marionetas. O desafio é “explorar as potencialidades dos resíduos sólidos, transformar o desperdício em marionetas, despertando a consciência ambiental e abordando o fantástico universo da marioneta”, explicam os SMAS de Sintra, numa nota.
A atividade lúdico-pedagógica, promovida pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, promete despertar o interesse para a importância da preservação do Planeta, mas também para mundo mágico da marioneta, com o envolvimento de um grupo de teatro que, desde 2015, dá forma à Casa da Marioneta de Sintra, no Jardim da Anta, em Agualva-Cacém.
Uma oportunidade ainda para visitar as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”, que estão patentes no Espaço SMAS e alertam para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.
O Espaço SMAS da Ribeira de Sintra vai dar lugar, ainda este ano, ao Museu da Água e Resíduos, assumindo-se como uma referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da defesa do património ambiental.