As cinco escolas superiores do Politécnico de Setúbal receberam uma distinção simbólica pelas suas boas práticas ambientais, durante a primeira Conferência Internacional FEE EcoCampus, organizada pela Foundation for Environmental Education, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, local onde decorreu esta iniciativa entre os dias 26 e 28 de abril. No total, 12 EcoCampus portugueses foram distinguidos pelo seu compromisso com a sustentabilidade.
Sónia Santos, subdiretora da Tecnologia do Barreiro, e Alcina Dourado, docente na Educação, receberam a distinção que diz respeito ao ano letivo 2022/2023, altura em que o Politécnico de Setúbal integrou o programa FEE Ecocampus. Recorde-se que este selo só está disponível para as escolas que são reconhecidas como Eco-Escolas: as cinco escolas superiores do IPS, em Setúbal e no Barreiro, têm conquistado este galardão desde 2018/2019.
Na conferência foram partilhados conhecimentos sobre a construção e gestão de campi universitários sustentáveis e abordadas as várias dimensões do programa FEE EcoCampus a partir de 70 workshops, apresentações de pósteres e de artigos de investigação sobre este tema. Tendo assinalado o 20.º aniversário em 2023, este programa conta com 183 instituições registadas em 18 países a nível mundial.
Como EcoCampus de 2022 a 2025, o IPS tem ações planeadas para este período de três anos com o objetivo de mobilizar à adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local, de forma articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A criação da Estação da Biodiversidade, a instalação de caixas-ninho para aves, a plantação de espécies autóctones e a criação do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All são alguns exemplos de iniciativas que têm sido desenvolvidas neste âmbito.
A estas juntam-se outras como as sessões de divulgação e debate com especialistas sobre os ODS a partir, por exemplo, das sessões do Ciclo de Cinema CO2: Conversa, Olha, Ouve; o concurso “IPS Sustentável”, em parceria com o Banco Santander, em que toda a comunidade é convidada a apresentar ideias e ações para uma instituição de ensino mais sustentável, nas vertentes ambiental, social e económica, com as candidaturas a decorrerem até 3 de setembro; ou ainda a ação anual de limpeza do Estuário do Sado, como parte do programa de acolhimento aos novos estudantes, que no presente ano letivo contribuiu para a recolha de mais de duas toneladas de resíduos na zona industrial da Mitrena.
Escolas do Politécnico de Coimbra reconhecidas internacionalmente pelo trabalho ambiental