No ano em que a campanha Geração Depositrão comemora a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno, cerca de 900 pontos de recolha estão disponíveis para o encaminhamento de equipamentos elétricos e pilhas em fim de vida, em todo o país. Só no primeiro período do ano letivo já foram recolhidas mais de 136 toneladas, sendo a EB23 Damião de Odemira a escola que ocupa o 1.º lugar do ranking, com mais de 7500 kg de resíduos.
Filipa Moita, responsável de comunicação, sublinha em comunicado que “as escolas da nossa Geração Depositrão continuam com a carga no máximo no que à recolha (e reciclagem) diz respeito”, sublinhado que “é com enorme orgulho que verificamos e sentimos o empenho das escolas e entidades que têm participado neste desafio”. “Este ano é marcado por novos desafios e metas, e a importância do correto encaminhamento de pilhas usadas estará na ordem do dia com a chegada da personagem ‘Carga Máxima’ às escolas da campanha”, assinala.
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico. Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com Associação Bandeira Azul da Europa, através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.