Escola Superior de Enfermagem de Coimbra reforça aposta na melhoria da eficiência energética em dois edifícios
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de implementar várias medidas para melhoria da eficiência energética de dois dos seus edifícios (Polos B e C), que passaram pelo “reforço do sistema solar fotovoltaico (com a instalação de mais 534 módulos)”, pela “aplicação de isolamento térmico em coberturas” e pela “instalação de painéis solares (72 módulos) para produção de águas quentes sanitárias”, anuncia.
De acordo com a ESEnfC, este conjunto de intervenções, no âmbito de dois projetos apoiados pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), do Portugal2020, compreendeu, também, a substituição de todas as lâmpadas por iluminação LED (num total de 3.144 lâmpadas naqueles dois polos) e a instalação de variadores de velocidade no elevador do Polo B.
Todas as medidas aplicadas, que permitem “reduzir em cerca de 40% a dependência da energia elétrica e do gás natural, representam uma poupança monetária anual estimada de 55.000 euros (referência ao ano de 2018) e um decréscimo, no mesmo período temporal, de 42% nas emissões de CO2”, lê-se na nota divulgada pela faculdade. Cumprindo o prazo de execução de dois anos (iniciado em junho de 2019), a ESEnfC beneficiou, nos dois projetos, de um apoio financeiro da União Europeia (Fundo de Coesão) de 303581,02 euros, para um custo total do investimento de 599283,89 euros.
De acordo com o vice-presidente da ESEnfC responsável pelas instalações e equipamentos, Fernando Dias
Henriques, “com esta intervenção, que se insere nos objetivos estratégicos da Escola em termos de
sustentabilidade, procuramos contribuir para a redução da pegada ecológica, reduzindo significativamente o consumo de eletricidade e de gás e aumentando o conforto térmico dos edifícios”. O responsável afirma que “o percurso de eficiência energética dos edifícios da ESEnfC já tem alguns anos”, tendo sido “definida uma política de isolamento térmico dos edifícios e de redução dos seus consumos: Em todas as obras de requalificação, ao longo dos últimos oito anos, foram sendo progressivamente mudadas as janelas, com instalação de vidros duplos termicamente eficientes”. Atualmente, os polos A e C apresentam esta melhoria.
Fernando Dias Henriques nota que “em 2016 foram instalados os primeiros 210 módulos de painéis
fotovoltaicos” nestes polos, “agora reforçados significativamente”, e que a substituição das lâmpadas por
tecnologia LED também foi efetuada no Polo A da ESEnfC, “com recurso a investimento próprio”. Também, refere o responsável, “temos vindo a instalar progressivamente a ligação de luzes em espaços de circulação por sensores (Polo C já está em cerca de 90% e Polo B em 40%), prevendo-se completar esta medida em 2022”, Neste momento, “está em fase de estudo a instalação de automatização para fecho de luzes em salas de aula e a instalação de um aproveitamento de águas pluviais no Polo B, para rega do jardim”, sucinta.
Os polos B e C da ESEnfC ficam situados, respetivamente, na Rua 5 de Outubro (S. Martinho do Bispo) e na Rua Dr. José Alberto Reis (Santo António dos Olivais). Já o polo A tem morada na Avenida Bissaya Barreto (também em Santo António dos Olivais, mas contíguo à entrada principal do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil).