No próximo dia 4 de setembro, às 17h00, arranca a Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), que regressa ao formato presencial depois de dois anos de atividade digital devido à pandemia da Covid-19. A abertura estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Sob o mote “Pensar diferente. Agir Juntos.”, a Escola de Verão 2022 é dedicada ao tema das Alterações Climáticas, tendo como subtemas o Consumo e a Energia. A iniciativa decorre até dia 11 de setembro na Pousada de Juventude “HI Almada”, sendo totalmente gratuita, e contando com a participação de 70 jovens de todo o país, refere uma nota, divulgada à imprensa.
Através de uma abordagem multidisciplinar, o objetivo é “contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e do pensamento crítico dos participantes”. No final, pretende-se que os participantes saibam responder a questões como: “Quais as principais consequências das alterações climáticas em Portugal? O que atrasa os governos e as empresas na adopção de medidas mais sustentáveis? Que soluções existem para mitigar os efeitos das alterações climáticas, e quais os seus impactos?”
As atividades planeadas para esta semana incluem, entre outras, um Clube de Leitura liderado pela apresentadora e humorista Inês Lopes Gonçalves, uma Maratona de Debates Oxford-Style moderada pelo economista e autor do podcast ’45 graus’ José Maria Pimentel, um projeto desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa, e um dia de visita a Lisboa com diversas atividades.