A ERSUC recebeu a certificação segundo a norma NP EN ISO 55001:2016, Sistema de Gestão de Ativos, cujo âmbito abrange o Sistema de Gestão Ativos aplicáveis ao Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, incluindo os serviços de Recolha, Receção, Transferência, Tratamento, Triagem e Valorização, anuncia.
Esta certificação decorreu da implementação do referencial nos Centros Integrados de Valorização e Tratamento de RSU de Aveiro e Coimbra, nas Estações de Transferência de Ansião, Estarreja, Góis, Figueira da Foz, Ossela, Pampilhosa da Serra e Sever do Vouga, e também nos antigos aterros, nomeadamente o Aterro Antigo de Coimbra (Taveiro), Aterro Antigo de Aveiro (Taboeira) e Aterro Antigo da Figueira da Foz (Lavos), lê-se num comunicado divulgado pela ERSUC
O Sistema de Gestão de ativos é um processo que envolve o equilíbrio entre diversas variáveis como custos, riscos, oportunidades e benefícios de desempenho, visando a otimização de recursos. O Sistema de Gestão de ativos implementado na ERSUC “expressa a integração de processos, de atividades e de informação de Gestão de Ativos com outras funções organizacionais, como qualidade, ambiente, segurança, contabilidade, risco e recursos humanos”, refere a empresa.
A implementação do Sistema de Gestão de ativos, vai permitir à ERSUC a melhoria dos serviços disponibilizados como resultado do bom desempenho dos ativos, procurando a melhoria da sustentabilidade organizacional, através de uma gestão mais eficaz dos custos e dos investimentos.
De acordo com Miguel Ferreira, administrador executivo da ERSUC, “a certificação em Sistema de Gestão de Ativos deixa-nos muito orgulhosos, e representa mais uma etapa no processo de melhoria contínua que a ERSUC está a seguir, focada na qualidade do serviço prestado às diferentes partes interessadas. Esta certificação junta-se às certificações de Qualidade, Ambiente e Segurança implementadas na ERSUC desde 2009”.