A ERSUC-Resíduos Sólidos do Centro S.A. e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha junta-se uma parceria para “recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis nos estabelecimentos comercias, serviços e escolas”, com o objetivo “do desvio de recicláveis do fluxo de resíduos indiferenciados”, refere o comunicado enviado pela ERSUC.
Para Miguel Ferreira, administrador executivo da ERSUC,”esta parceria vai de encontro ao cumprimento dos objetivos e metas definidas no Plano de Ação para o Cumprimento da Meta de Retoma da Recolha Seletiva-PERSU 2020 da ERSUC, e envolve a disponibilização de diversos meios, nomeadamente uma viatura de recolha, dois colaboradores, sacos para a separação de recicláveis, formação prévia das equipais e ações de sensibilização para todas as escolas envolvidas no projeto”.
A implementação do projeto no terreno, envolveu as equipas da ERSUC e do município, com sensibilização aos estabelecimentos, aos quais foram disponibilizados sacos verdes, azuis e amarelos para recolha de respetivamente, vidro, papel e cartão e embalagens de plástico e metal, posteriormente recolhidos porta-a-porta em dias pré-definidos e enviados para a unidade de triagem de ERSUC em Eirol.
Após dois meses no terreno, com mais de 150 estabelecimentos e 25 escolas aderentes, foram já recolhidas 7,4 toneladas de papel e cartão, 8,8 toneladas de embalagens de plástico e metal e 4,7 toneladas de vidro.
António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha considera que “esta parceria permite prestar um melhor serviço à população de Albergaria-a-Velha, chegando mais próximo dos locais de produção e satisfazendo a necessidade de gestão dos recicláveis, contribuindo para um melhor desempenho ambiental do município”.