A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou, esta sexta-feira, a lista com as medidas aprovadas na 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC).
As normas já se encontram em fase de implementação e podem ser consultadas pelos consumidores, com vista a conhecê-las e saber a melhor forma de beneficiar delas.
As 48 medidas, a executar por 31 promotores, representam um investimento total de 23 milhões de euros em eficiência energética, dos quais 15,1 milhões serão financiados pelo PPEC.
Os benefícios destas medidas para os consumidores serão na ordem de 45,8 milhões de euros.
O plano das medidas de eficiência energética destina-se a diferentes públicos, nas áreas “escolas”, “indústria e agricultura”, “comércio e serviços”, “clientes residenciais” e “municípios e organismos do setor social”, nomeadamente, as Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Desde 2007, a ERSE já promoveu sete edições do PPEC, com execução plurianual.
As poupanças de energia acumuladas com este plano são de 12,5 TWh, valor que a entidade equipara ao consumo anual de 5 milhões de famílias. “As emissões de dióxido de carbono evitadas, representam cerca de 30% das emissões anuais da produção de eletricidade e calor”, complementa a reguladora de energia.