ERP Portugal recolhe 245 mil toneladas de resíduos em 18 anos de existência
A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), está a celebrar 18 anos e, para assinalar a data, destaca já mais de 245 mil toneladas de REEE e RPA recolhidas ao longo destes anos. Os números só foram alcançados com o apoio dos mais de 8.000 pontos de entrega de resíduos espalhados pelo país.
“É com enorme alegria que celebramos o 18.º aniversário da ERP Portugal. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para desenvolver e implementar soluções inovadoras para a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos em todo o país”, afirma Rosa Monforte, diretora-geral da ERP.
Citada num comunicado, a responsável salienta o histórico da entidade e destaca “o impacto positivo” que esta tem tido “nas empresas, junto das comunidades, na economia circular e na redução do impacte ambiental, inevitável na gestão de resíduos”.
“Não teríamos conseguido alcançar este marco sem o compromisso e dedicação dos nossos colaboradores, parceiros e aderentes. A ERP Portugal continua empenhada em fomentar a mudança para uma economia mais circular e sustentável e esperamos continuar a trabalhar juntos para alcançar este objetivo”, termina Rosa Monforte.
Fundada em 2005, a origem da ERP Portugal remonta à European Recycling Platform, a primeira plataforma pan-europeia especializada na gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE). Ao longo do tempo, foram realizadas diversas campanhas e projetos que contribuíram para a recolha de REEE e RPA, bem como para a sensibilização e literacia ambiental da população portuguesa, em que se destacam “Geração Depositrão”, “Junta na Freguesia”, “Parceiro Sustentável”, “Traga Pilhas” e “Eureciclo.pt”.
Um dos mais recentes projetos, a “Junta na Freguesia”, segundo a entidade gestora, foi lançado em setembro de 2022 com o objetivo de “facilitar a vida da comunidade”. Em conjunto com as Juntas de Freguesia e municípios de todo o país, a ERP Portugal disponibilizou pontos de recolha para criar um movimento de sustentabilidade participada e aumentar a recolha de REEE e RPA.
A “Geração Depositrão” já existe há 16 anos e, refere a ERP Portugal, promove as boas práticas ambientais junto dos mais novos. “Este projeto de sensibilização ambiental envolve milhares de crianças e, na última década, permitiu o correto encaminhamento de milhares de toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida”, pode ler-se no comunicado.
Já o programa “Parceiro Sustentável” surgiu com os principais objetivos de apoiar e inspirar as empresas a desenvolverem iniciativas pautadas pela sustentabilidade, e divulgar as melhores práticas ambientais encetadas a nível corporativo.
Relativamente ao universo dos RPA, a ERP Portugal lançou, em 2020, a marca “Traga Pilhas”, de forma a alertar o consumidor para a importância e a necessidade de reciclar este tipo de resíduo, estimulando a sua participação ativa neste processo. A sua designação apela, de acordo com a ERP Portugal, “ao comportamento de levar pilhas e acumuladores em fim de vida até aos pontos de recolha seletiva e garantir, assim, a sua reciclagem”.
Por fim, a entidade gestora de resíduos aponta o “Eureciclo.pt”, “uma plataforma dedicada à partilha de informação sobre REEE e RPA, as melhores práticas de encaminhamento para reciclagem e sobre os pontos de recolha ERP Portugal disponíveis em todo o continente e regiões autónomas”. Este programa é dirigido a vários públicos, como estabelecimentos de ensino, comerciais, empresas, instituições, autarquias e ao consumidor final.
A ERP Portugal avança, no comunicado, “a confiança de mais de 800 empresas” que, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor, transferiram as obrigações de reciclagem dos resíduos provenientes dos produtos disponibilizados no mercado para esta entidade, assegurando o cumprimento dos objetivos e requisitos impostos pela legislação em vigor, nomeadamente, no que toca à recolha, reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos que integram o Sistemas Integrados de Gestão de REEE e de RPA.