A ERP Portugal está a desenvolver uma campanha de recolha de REEE e baterias nos Açores, em parceria com a Varela Ambiente, em prol da Cáritas Diocesana dos Açores. Com início no dia 21 de janeiro, a iniciativa decorre até ao Dia Mundial do Ambiente (5 de junho de 2025).
Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, será o palco do lançamento da campanha que visa promover o correto encaminhamento de resíduos e contribuir para preservação do ambiente da Região Autónoma dos Açores.
O lançamento oficial da campanha será marcado por um ato simbólico com a presença de representantes da ERP Portugal, da Cáritas, o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Dr. Alonso Miguel e Varela Ambiente. Na ocasião será assinada uma Carta de Compromisso entre a ERP Portugal e a Cáritas, reforçando assim o compromisso conjunto com a sustentabilidade ambiental da região.
Os oito núcleos da Cáritas Diocesana dos Açores serão ponto de entrega para que todos os açorianos possam entregar os seus pequenos REEE e RB, como, por exemplo, micro-ondas, torradeiras, brinquedos elétricos e pilhas usadas. A recolha estará a cargo da Varela Ambiente, garantindo a eficiência e segurança de todo o processo.
No âmbito da recolha de REEE e RB, a ERP Portugal fará uma doação de bens de maior necessidade à Cáritas – mantas, sacos-cama, entre outros -, como forma de retribuição pelo seu importante papel social na comunidade local.
Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, refere que esta iniciativa “reflete o nosso compromisso com a proteção do ambiente na Região Autónoma dos Açores. Acreditamos que o sucesso deste tipo de campanhas, pela sua natureza e dependência de participação das comunidades, só faz sentido se contarem com a participação ativa de parceiros locais que nos ajudarão a contribuir para um futuro mais sustentável para as gerações vindouras”.