ERP Portugal premeia projetos criativos das escolas portuguesas
Já são conhecidos os projetos criativos vencedores das escolas Geração Depositrão, campanha da ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa.
Ao longo do ano letivo 2019/2020 as escolas de todos os níveis de ensino foram desafiadas a responder a enunciados criativos relacionados com a reciclagem de elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, foco da iniciativa de sensibilização e mobilização de comportamentos sustentáveis a funcionar desde 2008.
De acordo com 3 escalões, alinhados com os níveis de ensino (Jardim de Infância, Ensino Básico, Secundário/Profissional e Superior), as escolas envolvidas submeteram mais de 260 trabalhos, com maior destaque para a atividade de construção de um Depositrão “doméstico” para armazenar pilhas usadas, feito com materiais reutilizados. No conjunto de escolas distinguidas, encontramos:
*Atividade de construção do Depositrão de pilhas usadas (todos os níveis de ensino):
– 1.º escalão – EB de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz), EB1/JI de Santa Cruz (Torres Vedras) e EB1 da Moita (Anadia);
– 2.º escalão – EB23 de S. Torcato (Guimarães), EB e Sec. Pintor José de Brito (Viana do Castelo) e Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria);
– 3.º escalão – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo), Escola Secundária de Arganil (Arganil) e Escola Secundária de Fafe (Fafe).
*Atividade “Moldura de REEE” (JI e 1º Ciclo) – Universidade Sénior de Machico (Machico), Escola Básica de Ammaia (Marvão) e Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita de Boi (Pombal);
*Atividade “História da Viagem de um Eletrodoméstico” (JI e 1º Ciclo) – Escola Básica do Chafariz D’El-Rei (Évora), EB1 de Bustelo (Oliveira de Azeméis) e EB Hélia Correia (Mafra);
*Atividade “Vídeo Eletrodomésticos e Pilhas em Fim de Vida” (2º e 3º Ciclos; Ensino Secundário/Profissional e Superior):
– 1.º escalão – Colégio dos Plátanos (Sintra), Escola Básica de Góis (Góis) e EB123 Professor Carlos Teixeira (Fafe);
– 2.º escalão – Escola Secundária Dra. Laura Ayres (Loulé) e Escola Secundária João da Silva Correia (São João da Madeira).
Todas as escolas receberão um cheque oferta no valor de 100€ para a aquisição de materiais e equipamentos para as suas atividades.
Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, adianta que: “Estes desafios são lançados às escolas em conjunto com a atividade anual de recolha de resíduos para promover o contacto com os mesmos através de experiências criativas, numa ótica de prevenção e reutilização de materiais. A campanha visa evidenciar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os nossos resíduos para mitigar os seus impactos no planeta. É um projeto a longo prazo para preservação do futuro de todos nós e uma grande alavanca no nosso trabalho diário.”
É possível visualizar todos os prémios vencedores no site da Geração Depositrão.