A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, em parceria com a Lipor – Sistema Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto -, assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que se celebra de 21 a 29 de novembro, com várias iniciativas do projeto CREW. Entre as iniciativas, a entidade destaca, em comunidade, o “lançamento de um website” dedicado ao tema e ferramentas pedagógicas (jogo, vídeos demonstrativos) para “pôr à prova toda a comunidade” e “incentivar a recuperação de equipamentos elétricos e eletrónicos”, estendendo o seu tempo de vida útil.
Atualmente, existem quatro Centros de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (CREW) na região do Porto, onde o objetivo é “estender a vida útil de equipamentos com potencial de recuperação, evitando o seu descarte precoce”, lê-se no comunicado da ERP Portugal. Assim, o “envolvimento” e “capacitação” da comunidade para esta missão está na génese do projeto CREW na promoção da “economia circular nas vertentes ambiental, social e económica”.
Para promover este conceito, e no âmbito da SEPR vão decorrer atividades de incentivo à manutenção e reparação de equipamentos, educando a população para estas práticas no MAR Shopping de Matosinhos e Loulé e no Parque Nascente, em Gondomar. De acordo com a entidade, nos espaços do MAR Shopping os cidadãos poderão entregar equipamentos com potencial de recuperação, que serão posteriormente reparados pela equipa CREW e doados a famílias Re-Food. O Parque Nascente irá realizar duas sessões “Repara (n)isto” live no Instagram, onde se irão dar dicas de manutenção e reparação de um candeeiro e um ferro de engomar.
A Equipa CREW, composta por colaboradores da Lipor, reforça que “os centros CREW têm tido um papel essencial na promoção da economia circular. Nesta semana queremos promovê-los e torná-los conhecidos para ainda mais pessoas, de forma a termos um interesse crescente nesta lógica de reparação e recuperação, antes de se pensar logo na compra de um novo produto quando o que temos ainda pode ter solução”.
Todas estas ações vão ser divulgadas no website da ERP Portugal, respetivas redes sociais e, através de mupis na região do Porto.