A ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos – já recolheu mais de 1300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida, cumprindo, desde 2010 (1.º ano de atividade), as metas de recolha definidas pela Diretiva Europeia sobre o tema.
Ao longo destes oito anos de funcionamento de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA) à escala nacional, a ERP Portugal foi responsável pela recolha crescente destes resíduos, com uma média superior a 160 toneladas por ano.
De destacar os anos mais recentes em que a meta nacional de recolha de RPA portáteis equivalia a 45% das pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nos últimos três anos, tendo a ERP Portugal superado este percentual, com 49% (2015 e 2016) e 47% (2017).
Para garantir o tratamento adequado destes resíduos é fundamental a colaboração de todos os consumidores, através da deposição dos mesmos nos locais preparados para o efeito, disponíveis em todo o país, como a rede Depositrão, composta por mais de 2200 pontos de recolha (lojas, escolas, empresas e espaços públicos).
As pilhas e acumuladores são compostos por substâncias nocivas (cádmio, níquel, chumbo, mercúrio ou lítio) que, quando abandonados indiscriminadamente, podem ter reflexos graves no ambiente e na nossa saúde. A título de exemplo, o cádmio é carcinogénico e afeta vários órgãos como os rins, pulmões, fígado e ossos.
Para Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal: “Temos ainda um grande caminho a percorrer no campo da recolha de RPA. A meta de recolha de pilhas em fim de vida é calculada com base na quantidade de pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nacional nos últimos três anos, sendo o país obrigado a recolher 45% deste total em 2018. O desafio é ambicioso e é nesse sentido que a ERP Portugal trabalha diariamente através de campanhas de sensibilização, comunicação e educação, com o objetivo de informar os cidadãos para a importância do seu papel na cadeia, nomeadamente no que respeita ao encaminhamento adequado destes resíduos para assegurar o seu tratamento.”
O Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, celebrado a 9 de setembro, é uma efeméride promovida pela Eucobat, Associação Europeia das Entidades que se dedicam à recolha e reciclagem de pilhas, que pretende sensibilizar a população para a importância da recolha de reciclagem de pilhas.