A ERP Portugal faz agora parte do projeto “Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão de Resíduos Elétricos e Eletrónicos”, que surge no âmbito da eficiência da utilização de recursos naturais e do desenvolvimento da economia verde, integrado no Programa INTERREG.
Este projeto junta sinergias entre entidades como a Diputación de la Província de Pontevedra, a EnergyLab, a ERP Portugal e ERP Espanha, a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – e a Revertia Reusing and Recycling, e será implementado nos municípios da província de Pontevedra e do grande Porto onde existem ecocentros municipais.
O principal objetivo deste projeto é melhorar a gestão transfronteiriça de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) através da promoção de tecnologias inovadoras para a proteção ambiental e eficiência dos recursos. Para tal, as instalações existentes serão melhoradas e adaptadas para responder aos requisitos legais em vigor.
Da mesma forma, será definido um processo para a reutilização de resíduos de grandes eletrodomésticos (nomeadamente máquinas de lavar roupa e loiça), e equipamentos informáticos e de telecomunicações (tablets e smartphones).
“Espera-se que este projeto resulte na adequação de 18 ecocentros municipais situados no espaço transfronteiriço, na revisão da legislação aplicável à gestão de REEE, na implementação de uma bolsa de recursos e matérias-primas e secundárias e consequente sensibilização de produtores e fabricantes para uma nova estratégia de gestão destes resíduos, em que a sua reutilização é privilegiada”, refere a ERP Portugal.