No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que acontece de 17 a 25 de novembro, a ERP Portugal, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, “lança o desafio de recolha solidária de pilhas usadas”, refere a nota enviada.
A ERP Portugal informa que a partir desta semana e, até ao final do ano, as escolas e empresas que integram os 12 Municípios da OesteCIM (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) irão participar ativamente na recolha destes resíduos perigosos, assegurando o seu tratamento adequado e ajudando quem mais precisa, através da entrega de donativos a instituições de cariz social, já no início do próximo ano.
Por cada 500 kg de pilhas usadas recolhidas nestes locais, irão ser doados 250€ a instituições de cariz social de cada um dos Municípios envolvidos, perfazendo um total de 12 donativos, traduzidos em bens essenciais e obras sociais. O valor do donativo a atribuir a cada um dos Municípios corresponderá ao somatório de pilhas recolhidas nas escolas e empresas e será sorteado entre as 12 instituições alvo no final da iniciativa.
As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o Ambiente e para a saúde humana, tais como metais pesados tóxicos e não-biodegradáveis – cádmio, lítio, níquel, mercúrio e chumbo. O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água e lençóis freáticos, e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos.
Estes resíduos podem ser encaminhados através da rede Depositrão, da ERP Portugal, que já conta com mais de 2600 pontos de recolha, dos quais constam os 12 Municípios do Oeste, onde é possível depositar seletivamente estas pilhas e acumuladores.