A ERP Portugal e Novo Verde (entidades gestoras de resíduos), organizaram a “Recycling Party” em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa – Programa Eco-Escolas), Sailors for the Sea (Associação de promoção da sustentabilidade dos mares e oceanos) e a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente.
Este evento reuniu duas mil crianças dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, entre os 6 e os 11 anos, no Parque Municipal Marechal Carmona, em Cascais.
No recinto, para além das atividades de sensibilização ambiental ministradas pelos parceiros desta iniciativa, destaque para a exposição e seleção de trabalhos criativos realizados pelas escolas. A grande vencedora deste desafio, a EB1 da Venda do Pinheiro, foi premiada com um cheque de 2500€, tendo a EB de São Miguel de Alcainça sido distinguida com a Menção Honrosa, com um prémio de 1000€. Cada trabalho pretendia recriar um símbolo do concelho a que a escola pertencia, integrando e interligando os 3 fluxos específicos de resíduos geridos pelas entidades promotoras: equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas (ERP Portugal) e embalagens (Novo Verde).
No evento destaque também para a peça de teatro “Em busca do Depositrão perdido”, especialmente criada para este evento, que demonstrou de forma pedagógica a importância da reciclagem. A festa terminou com o concerto de uma das bandas nacionais de maior sucesso, os D.A.M.A.
Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, sublinhou, “sem dúvida que foi um dia repleto de muita energia e alegria espelhadas nos rostos das crianças que partilharam connosco todos os momentos desta Festa da Reciclagem, mostrando o seu empenho na defesa do Ambiente, nomeadamente através da reciclagem de resíduos!”
A iniciativa contou com cerca de 40 escolas dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra e com a presença de mais de 100 professores.
Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, declara que, “este evento foi um exemplo vivo das iniciativas que fazem parte da estratégia de sensibilização, comunicação e sensibilização da Novo Verde, com especial destaque para a formação dos cidadãos (e das crianças) para a adoção de comportamentos adequados. Certamente que as crianças que participaram no evento não se esquecerão da experiência deste dia, intensamente sentido e memorável!”