Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que já começou no dia 17 de novembro e termina no dia 25 do mesmo mês, a ERP Portugal e a Junta de Freguesia de Ermesinde lançam o desafio de recolha solidária de pilhas usadas.
Até ao final do ano, o movimento de recolha de pilhas usadas, que devem ser colocadas nos pontos criados na Freguesia, ajudará quem mais precisa através da entrega de um donativo a instituições de cariz social, já no início do próximo ano.
Por cada 500 kg de pilhas usadas recolhidas nestes locais, a ERP Portugal e a Junta de Ermesinde irão doar 250€ a instituições de cariz social da Freguesia, traduzidos em bens essenciais e obras sociais.
O reencaminhamento deste tipo de resíduos tóxicos é uma preocupação da Junta da Freguesia de Ermesinde, pelo que se pretende disponibilizar pontos de recolha de pilhas nos edíficios afetos aos serviços desta instituição (Sede, Posto da Travagem, Lojas Sociais e Mercado). Desta forma, é garantido à população de Ermesinde o fácil acesso aos locais corretos de depósito de pilhas e lâmpadas, promovendo um gesto preventivo e amigo do ambiente.
As pilhas e baterias são resíduos perigosos porque têm na sua composição substâncias nocivas para o ambiente e para saúde, tais como metais pesados tóxicos e não-biodegradáveis – cádmio, lítio, níquel, mercúrio e chumbo. O seu abandono indiscriminado pode conduzir à contaminação do solo, dos cursos de água e lençóis freáticos, e ter efeitos adversos na fauna e flora. Em última análise, algumas destas substâncias podem entrar na cadeia alimentar e chegar aos seres humanos.
Estes resíduos podem ser encaminhados através da rede Depositrão, da ERP Portugal, que conta já com mais de 2600 pontos onde é possível depositar seletivamente estas pilhas e acumuladores, garantido o tratamento e a reciclagem correta destes resíduos.