A ERP Portugal, associação gestora de resíduos, comemora o seu 13.º aniversário com a recolha de mais de 160 mil toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas e acumuladores usados, desde a sua constituição.
Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, afirma em comunicado, que, “desde a sua constituição em Portugal [em 2005], a ERP tem apostado na criação e fortalecimento de relações de parceria, para a implementação de um sistema de gestão integrado eficiente, que permita alcançar as metas nacionais impostas pela Comissão Europeia, bem como o cumprimento dos requisitos estipulados em sede das licenças que gere, defendendo a concorrência como um elemento essencial à promoção da máxima eficiência na utilização dos recursos”. “O nosso foco é a procura constante de novas formas de criar valor acrescentado para os nossos aderentes e para os cidadãos”, sublinha.
A ERP Portugal garante o cumprimento legal a cerca de 700 aderentes, no âmbito dos fluxos específicos de resíduos que gere, seguindo a filosofia “De Produtores para Produtores”. Paralelamente ao serviço de compliance, tem apostado no aumento da sua rede de recolha de proximidade, atualmente composta por mais de 2600 pontos em todo o país. A capilaridade desta rede permite aos cidadãos encaminhar corretamente os seus resíduos, contribuindo deste modo para o cumprimento das metas de recolha nacionais e para o seu correto tratamento.
As iniciativas de informação, sensibilização e educação representam um total de investimento superior a 4,5 milhões de euros ao longo destes anos. É o caso da campanha Geração Depositrão, em funcionamento contínuo desde 2008, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, destina-se a estabelecimentos escolares nacionais de todos os níveis de ensino.
Os números decorrentes desta campanha somam o envolvimento de mais de 420 mil alunos e 42 mil professores de mais de 900 escolas e entidades locais. Até à data foram recolhidas mais de 2100 toneladas de equipamentos e pilhas em fim de vida. A obrigação de promover e estimular projetos de I&D tem sido outro vetor de crescimento.
Criada no dia 13 de maio de 2005, a ERP Portugal integra a plataforma pan-europeia European Recycling Platform, fruto da associação entre quatro grandes fabricantes do setor dos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – Electrolux, Grupo Gillette Portugal (atual Procter & Gamble), Hewlett-Packard Portugal e Sony (atual Sony Europe Limited, Sucursal em Portugal).