No início da próxima semana, dia de 16 de janeiro, terá lugar a inauguração do novo Centro de Comando Central da EPAL, no Parque das Nações, presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
O centro, a funcionar no Recinto do Parque das Nações, terá um Centro de Operações e um Centro de Intervenções, responsáveis pela gestão da distribuição de água em “Alta” e em “Baixa”. É aqui que se gere o sistema de abastecimento da EPAL, permitindo a tomada de decisões consentâneas com o estado atual do mesmo, 24 horas por dia, sete dias por semana.
O objetivo da criação deste novo espaço foi a “integração e centralização do Centro de Comando do Oeste, na vertente abastecimento de água, criando sinergias, potenciando a partilha e alargamento do conhecimento e o rejuvenescimento da equipa”, refere o comunicado.
Foi também criada uma sala que pretende incorporar a vertente controlo de acessos e intrusão, mediante a gestão de ”alertas” e em estreita articulação com a área da Segurança da Empresa.
O novo Centro de Comando Central prevê a possibilidade de integrar a gestão da vertente saneamento ou de outras vertentes inerentes ao setor (por exemplo no âmbito de parcerias com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente), no sentido de potenciar as suas excelentes condições e desempenhar uma missão supra EPAL, com um cariz mais abrangente e transversal.