Vai ser inaugurado o primeiro bebedouro de Lisboa que se apresenta, à comunidade, mais moderno e inclusivo, podendo ser utilizado por crianças, adultos, pessoas com mobilidade reduzida e animais. No dia 27 de janeiro a EPAL, a Câmara Municipal de Lisboa e o Geota inauguram o primeiro de vários bebedouros que irão surgir em diferentes locais da cidade e que se insere no Projeto Bebedouros de Lisboa. A cerimónia terá lugar na Avenida da Liberdade, às 10h30, na Sede da EPAL.
No ano em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, distinção onde foram valorizados, entre outros, o empenho na organização de uma cidade mais amiga da comunidade, bem como, o desenvolvimento de áreas como a eficiência energética e a boa gestão da água, o Projeto dos novos bebedouros contribui para uma cidade que se quer, cada vez, mais limpa e sustentável.
No Projeto Bebedouros de Lisboa, foram promovidas a identificação de novas localizações e a colocação de bebedouros mais modernos e inclusivos, em espaços abertos e fechados, que podem ser utilizados por crianças, adultos e pessoas com mobilidade reduzida, disponibilizando também água para animais de estimação de forma higiénica e segura.
Para além destas hipóteses e novas funcionalidades, os bebedouros oferecem ainda a possibilidade de fazer o refill de garrafas reutilizáveis, contribuíndo, assim, para a diminuição de plásticos. A nova Rede de Bebedouros permitirá o livre acesso ao consumo de água da rede pública, de forma acessível, gratuita e facilitada, a todos aqueles que o desejem fazer.
Este projeto da EPAL, Câmara Municipal de Lisboa e GEOTA, é apenas um dos vários acordos de colaboração que serão desenvolvidos ao longo dos próximos dois anos, tendo sempre como mensagem principal o uso da água da torneira, a cidade de Lisboa, o ambiente e a sustentabilidade do Planeta.