No dia em que faz 154 anos, 2 de abril, a EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) lança o novo bule de chá Aqua Nova, em grés reciclado. “Uma peça totalmente sustentável pronta para receber a água da torneira que, agora, se fará acompanhar de diferentes cores, aromas e sabores”, pode ler-se numa nota, divulgada pela empresa.
Sendo que o gesto de juntar ervas à água quente e aguardar que os aromas se libertem é um “ritual milenar” apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo, a EPAL quis trazer a ligação de Portugal ao o consumo de chá: “Embora o cultivo do chá seja originário da Ásia, o seu consumo chegou à Europa pela mão dos Portugueses, no regresso das suas viagens pelo oriente”.
A marca Costa Nova produz peças em grés com eficiência de recursos e de energia. É é no mar que buscar a inspiração, o mesmo mar, em “lato sensu”, por onde os portugueses navegaram e descobriram as plantações de chá no outro lado do mundo.
O novo bule, que recebe agora o medalhão icónico ilustrativo do Aqueduto das Águas Livres, pretende ser também uma ode a esta emblemática obra de arquitetura que muito contribuiu para o desenvolvimento da capital.
Nesta parceria com a Costa Nova, a EPAL quis ainda ir mais longe e o resultado é uma peça pioneira feita em grés reciclado, tornando-a ainda mais eficiente e ecológica, incorporando totalmente a circularidade do reaproveitamento.