A EPAL preparou um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Nacional da Água, que se assinala esta terça-feira, 1 de outubro. O objetivo da entidade é apelar ao consumo da água da torneira, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para a sustentabilidade, não deixando, igualmente, de ter em consideração a consciencialização da população para o seu uso racional, atento aos períodos de escassez que se têm vivido.
O Pátio da Água estará aberto desde as 11h30, onde se destaca o serviço de águas aromatizadas e a oferta de publicações da EPAL, num dos espaços mais aprazíveis da cidade de Lisboa e onde locais e visitantes podem conviver tranquilamente, com a particularidade de oferecermos, neste dia, um concerto de música ao vivo, com performance de ‘Maria Vegas’.
Pelas 14h30, é celebrada a assinatura do protocolo de adesão ao programa de apelo ao consumo de água da torneira com o Instituto Superior Técnico (IST), nas respetivas instalações, em Lisboa, com a presença do presidente do Conselho de Administração da EPAL, Carlos Martins, e do presidente do IST, Rogério Colaço, juntando esta instituição de ensino às mais de 400 entidades aderentes a este programa da EPAL.
Prosseguem as atividades no Pátio da Água, com o simbolismo deste dia a coincidir com o encerramento das mesmas, onde podemos assistir a um Showcooking do Chef Fábio Bernardino e ao lançamento da garrafa Oásis, a partir das 15 horas, na Av. da Liberdade, n.º 14.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da EPAL, Carlos Martins, “nunca é demais apelar ao consumo da água da torneira, sem perder a noção da responsabilidade associada ao combate ao desperdício, pelo que desafiamos todos aqueles que, imbuídos deste espírito, possam associar-se a nós e aderir a esta causa que, para a EPAL, é um desígnio nacional”.
A EPAL tem ainda, no dia 1, uma equipa de Aguadeiros a oferecer água, e uma equipa de Walking Billboards a transmitir conteúdos digitais sobre a atividade da empresa e mensagens alusivas a este dia, enquanto distribuem brindes na Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio e Baixa, assim como no Marquês de Pombal, Saldanha e Duque de Ávila, entre as 16h e as 18h.
O dia termina no Pátio da Água, num evento aberto ao público, com um Water Sunset de encerramento, com música e água aromatizada.