Para assinalar o arranque do Mundial de Futebol 2018, no dia 14 de junho, a EPAL criou um vídeo de sensibilização que visa apoiar a equipa nacional e sensibilizar a população para a qualidade e o consumo de água da torneira.
O vídeo, que já é viral na internet, faz alusão à infância e àquelas vezes em que brincávamos e jogávamos à bola na rua com os nossos amigos, e depois íamos ao café mais próximo pedir um copo de água, que representava mais do que o saciar da sede ou um momento de hidratação.
Nas palavras de Marcos Sá, diretor de comunicação e educação ambiental da EPAL: “Esse copo de água era um momento de grupo que permitia compensar e dar continuidade à felicidade. Era um copo de vida, energia e de felicidade. Percebemos que era um gesto que, sem darmos conta, há anos que une gerações num hábito sustentável. Felizmente, a ideia surgiu-nos a tempo de a concretizarmos!”.
Tempo que não foi muito. Entre o momento em que surge a ideia e em que o vídeo é publicado nas redes sociais, passaram-se apenas três dias de trabalho: “Tínhamos de aproveitar este momento high em ansiedade para o Mundial. Gravar um vídeo de qualidade é um trabalho que precisa de tempo e organização, principalmente quando precisamos de dois grupos de atores e uma equipa de produção que consiga transportar o mesmo espaço para cerca de 20 anos no passado. Parecia uma tarefa impossível, mas a equipa fez um esforço louvável por acreditar realmente na mensagem”.
É na mensagem de que estes cinco copos de água, que são servidos em décadas diferentes ao mesmo grupo de amigos no mesmo café, representam mais do que a qualidade da água fornecida pela EPAL e a importância da mesma para a saúde e o ambiente sustentável. A água surge aqui como um ponto de união entre a felicidade, a nostalgia e o pouco que precisamos para sermos felizes. E foi precisamente essa história que a EPAL contou.
Porque se a saúde, o ambiente, e a qualidade da água são importantes, a felicidade e as memórias que guardamos nos momentos de partilha são insubstituíveis. E é nesse gesto de partilha sustentável que a EPAL pretende que não se perca no tempo. Com o nome “Temos sede de vitórias”, este vídeo está disponível e pode ser visto nas páginas de Facebook, Youtube e Linkedin da EPAL.