Por: Emanuel Silva, diretor-geral da Environmental Waves
A molécula de ozono é o mais poderoso agente oxidante utilizado no tratamento da água e do ar. O ozono (O3) é produzido através de uma descarga elétrica que une a molécula de oxigénio (O2) com um átomo extra de oxigénio (O). O Ozono é um gás incolor ou ligeiramente azulado.
Na natureza o ozono pode ser produzido por trovoadas, as descargas de alta voltagem, que ocorrem durante as tempestades, produzem ozono a partir do oxigénio existente na atmosfera. O cheiro a terra húmida, que se sente após uma tempestade, resulta da produção de ozono pela natureza. A própria palavra ozono tem origem na palavra grega “ozein”, que significa odor.
A Environmental Waves sempre apostou em soluções inovadoras para o tratamento da água, apresenta equipamento de produção de ozono para a agricultura, com a marca O3Waves.
A desinfeção na agricultura caminha para uma redução no consumo dos produtos químicos sintéticos. Com a O3Waves pode em alternativa aplicar o ozono sem afetar o volume e a qualidade da produção de alimentos.
Para além dos patógenos presentes no solo, a água também apresenta riscos elevados para as culturas.
A utilização de ozono irá permitir a eliminação de todos os elementos patogénicos presentes na água.
O tratamento da água com ozono permite não ter qualquer consumo de reagentes, uma vez que utiliza apenas o oxigénio presente no ar.
[blockquote style=”1″]Pulverização com água com ozono[/blockquote]
O poder oxidante do ozono e elevada concentração de oxigénio permite aumentar a velocidade de cicatrização da planta. A água com ozono pode ser aplicada após colheitas ou podas, para proteção das plantas graças à capacidade desinfetante e cicatrizante do ozono.
A água com ozono pulverizada mantém as feridas da planta livre de patógenos e em simultâneo acelera a cicatrização, protegendo desta forma a planta de várias doenças que surgem após colheitas ou podas.
[blockquote style=”1″]Irrigação com água com ozono[/blockquote]
Com o O3Waves o ozono é dissolvido na água para a sua utilização na irrigação. O ozono presente na água consegue descontaminar solos sobrecarregados com resíduos químicos provenientes do uso de fertilizantes e fitossanitários.
O ozono presente na água atua ao nível da rizosfera, restabelecendo as características físico-químicas naturais do solo, criando solos mais esponjosos e oxigenados, levando a uma melhor absorção de nutrientes por parte das raízes das plantas.
Com a O3Waves queremos ajudar ao crescimento de uma agricultura mais sustentável através de substituição de produtos químicos sintéticos por ozono.
*Este artigo foi publicado na edição 91 da Ambiente Magazine.