Sob o mote “Água é vida – não a desperdice”, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, lançam uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água, visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente no atual contexto de seca e escassez de água.
A água é um recurso cada vez mais escasso por efeitos das alterações climáticas e por isso, é tempo de agir. Há soluções estruturais para combater a escassez que estão a ser adotadas, mas todos devemos contribuir para diminuir o consumo de água, ajustando comportamentos, fazendo um uso adequado do recurso e combatendo o desperdício.
Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as
necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.
A campanha desenvolve-se em âmbito nacional e decorrerá em várias fases, com a comunicação e ativações reforçadas nas regiões mais críticas, como é o caso do Alentejo.
A campanha será veiculada em órgãos de Comunicação Social nacionais e regionais, redes sociais, publicidade exterior, ATM, transportes e em diversas ações em espaços públicos.