ENGIE Portugal adquire 100% do capital da Ikaros Hemera

A ENGIE Portugal acaba de anunciar em comunicado a aquisição de 100% do capital da Ikaros Hemera, posicionando-se como “líder na energia solar fotovoltaica descentralizada em Portugal”. Trata-se de uma “compra estratégica” para a companhia elétrica, alinhada com a sua ambição de “liderar a transição energética carbono zero, num setor com elevado potencial de crescimento”.

Para a ENGIE Portugal, a Ikaros Hemera é uma referência nacional na energia fotovoltaica, atuando em exclusivo no mercado empresarial, setor onde detém uma quota de mercado de cerca de 10%. Com uma capacidade instalada superior a 30 MWp (megawatt pico) e mais de 20 MWp sob sua gestão, a Ikaros Hemera é a empresa que opera há mais tempo nesta atividade em Portugal.

Ao integrar o Grupo ENGIE, a Ikaros Hemera ganha uma capacidade acrescida para desenvolver projetos inovadores e para investir nas instalações dos clientes. Segundo Pedro Cruz, CEO da ENGIE Portugal, “a Ikaros Hemera continuará a instalar sistemas fotovoltaicos no modelo chave-na-mão, mas o nosso objetivo é ir mais além, oferecendo aos nossos clientes soluções integradas, que podem incluir o investimento, a manutenção e a otimização das instalações”.

A Ikaros Hemera é especialista na engenharia, desenvolvimento, instalação e operação de sistemas solares de média e grande dimensão, em clientes empresariais, tendo uma forte presença na indústria, no retalho, na logística e na agricultura. Alguns dos maiores sistemas solares do país em regime de autoconsumo foram instalados pela Ikaros Hemera. Duarte Caro de Sousa, fundador e diretor Geral da Ikaros Hemera, continuará ao leme da empresa nesta nova fase de consolidação e crescimento da sua atividade.

O Grupo ENGIE é um player global do setor da energia, com uma forte presença em Portugal, país onde é o segundo maior produtor de eletricidade e um dos principais operadores em serviços de eficiência energética. O Grupo ENGIE é também um importante player nas energias renováveis, detendo uma capacidade de produção renovável superior a 25 GW (gigawatts) em todo o mundo.