Rodrigo Passos, Diretor de Capacitação Empresarial do IAPMEI, foi um dos oradores na conferência “Modalidades de financiamento para a transição energética das PME’s”, no âmbito da ENERH2O, que arrancou esta quarta-feira na EXPONOR.
Na sua intervenção, defendeu que a competitividade entre as empresas será impactada pelo diferencial das que avancem no processo de transição energética, reforçando que “por vezes, as PME’s [pequenas e médias empresas] não têm uma estrutura interna capaz de fazer isto [transição energética] sozinha”.
Como solução/ajuda, Rodrigo Passos falou dos Roteiros para a Descarbonização, que atualmente são 21 – “não são mais do que algumas iniciativas que as associações setoriais juntamente com os seus associados estão a ter para dar indicações do caminho a seguir para atingir a descarbonização”, explicou.
“Criámos uma modalidade de projetos de descarbonização simplificados”, onde alguns foram apresentados por micro e pequenas empresas, cerca de 86% dos projetos.
“As empresas que já tinham avançado na transição foram menos impactadas nos custos”
Atualmente, existem 230 milhões de euros de dotação do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para a descarbonização da empresa. Em 2025, serão lançados novos avisos para o mesmo fim, mas que desta vez não será só focado nas indústrias, podendo abranger empresas como hotéis e centros comerciais. A dotação total dos avisos será de mais de 800 milhões de euros, sendo que o 1.º aviso deverá ser lançado já em março de 2025, dirigindo-se ao investimento produtivo verde e à qualificação verde das organizações.
A ENERH2O decorre nos dias 25 e 26 de setembro, no Porto, e a Ambiente Magazine marca presença enquanto media partner.