As candidaturas ao Prémio Energy Up 2023, promovido pela Fundação Galp, terminam no dia 28 de abril. Nesta competição, as escolas são desafiadas a apresentar ideias e projetos para a eficiência e transição energética, com impacto na comunidade escolar e na sociedade.
A iniciativa está aberta às escolas do 1.º, 2.º, e 3.º ciclos, bem como aos estabelecimentos de ensino secundário e de ensino profissional, tando no continente como nas ilhas.
A escola vencedora receberá o financiamento de 20.000 € na instalação de painéis fotovoltaicos da Galp Solar, avança a organização do Energy Up, que vai oferecer também três prémios de 1.000 € em cheque educação aos melhores projetos de cada nível de escolaridade – 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário/profissionais.
O Prémio Energy Up da Fundação Galp conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente, da ADENE – Agência para a Energia, da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Direção Geral de Educação (DGE).
O Prémio Energy Up é uma das iniciativas do projeto educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para os objetivos da transição energética.
Desde 2010, os projetos educativos da Fundação Galp chegaram a 2,2 milhões de alunos e professores em mais de 20 mil escolas portuguesas. O Future Up é financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.