A Oni, do grupo Gigas, multinacional de prestação de serviços de telecomunicações, cibercegurança e cloud a empresas, rediziu as emissões de CO2 num total de 1934 toneladas, em 2022. O uso de energia 100% renovável equivaleu a plantar um total de 3408 árvores.
A Gigas mantém a sua estratégia de utilização de energia verde nos data centers de Portugal e Espanha, acentuando o compromisso com a União Europeia, alinhado com o Acordo do Clima de Paris, prevendo que os data centers da Europa sejam climaticamente neutros em 2030.
É de relembrar que os data centers requerem elevadas quantidades de energia para operarem, além da necessidade de água para a refrigeração dos servidores e para a produção de eletricidade. Por isso, a indústria europeia da cloud e dos data centers assinou em 2021 um pacto de sustentabilidade.
A Oni em 2022 assinou uma aliança com a Acciona Energia Portugal, que além de fornecer produtos 100% sustentáveis, certifica a origem de cada kw utilizado nos seus data centers através de tecnologia blockchain.
“Os nossos data centers em Espanha e Portugal já se alimentam de energia verde, sem dúvida mais um passo no nosso objetivo de reduzir ao máximo a pegada de carbono. É uma responsabilidade que devemos de ter muito presente como atores de peso de uma das indústrias que maior consumo energético requer, a de TI”, diz Diego Cabezudo, cofundador do grupo Gigas.