A Energia Unida, empresa do Grupo GreenVolt para as comunidades de energia, e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) celebraram um protocolo com o objetivo de criar as melhores condições para os associados da AEEP acederem à construção de comunidades de energia de modo a reduzirem a sua fatura de energia e emissões de CO2, ao mesmo tempo que beneficiam as populações envolventes através da partilha de energia.
“A Energia Unida e o Grupo GreenVolt têm um compromisso com a aceleração dos benefícios da transição energética, nomeadamente através das comunidades de energia. É um enorme privilégio celebrar este protocolo com a AEEP, contribuindo para que os seus associados possam não só beneficiar e partilhar energia limpa e barata, mas também possam gastar menos em energia e usar essa poupança para a sua missão: a melhoria da educação em Portugal”, declara José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, citado numa nota.
Tal como indica a empresa, as comunidades de energia permitem aos consumidores de eletricidade reduzirem custos, adotarem fontes de fornecimento renováveis, havendo a oportunidade de obterem estes benefícios sem qualquer investimento. “A adesão às comunidades traduz-se numa redução imediata de igual ou superior a 50% da tarifa de eletricidade diurna, beneficiando ainda da partilha com a comunidade envolvente. Esta opção permite gerar uma cobertura a 100% do consumo diurno com recurso exclusivo a energias renováveis. Além das poupanças em termos financeiros, esta solução apresenta ainda como benefício a redução de até 60% nas emissões de CO2 com a energia consumida”, lê-se no mesmo comunicado.
O protocolo agora celebrado permite aos associados da AEEP beneficiar de prioridade no tratamento dos projetos, condições financeiras preferenciais e ainda a possibilidade de alargamento das condições protocoladas a entidades relacionadas com os associados da AEEP.
Rodrigo Queiroz Melo, diretor Executivo da AEEP, defende que “para a AEEP esta parceira representa o nosso desejo de divulgar pelos associados oportunidades de tornar os colégios mais sustentáveis e contribuir para o bem-estar geral”.
📸 José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, e João Manso Neto, CEO da GreenVolt