Energia Unida cria comunidade de energia nas instalações do Belenenses
A Energia Unida juntou-se ao Clube de Futebol “Os Belenenses” para criar aquela que será a segunda Comunidade de Energia no desporto.
Os “Azuis do Restelo” vão fazer uso do espaço disponível no estádio plantado frente ao Tejo para aplicar um total de 1.092 painéis solares fotovoltaicos, adianta a empresa do Grupo GreenVolt.
O Estádio do Restelo foi construído em cima de uma enorme pedreira e a casa do Belenenses abriu portas em 1956. Desde então, este estádio respira desporto diariamente, abraça milhares de pessoas em concertos icónicos, como os Metallica e Pearl Jam, e agora traz a energia certa para Belém criando uma Comunidade de Energia com a Energia Unida.
De acordo com a Energia Unida, esta comunidade vai alcançar importantes poupanças na fatura com a energia, tanto do clube como dos restantes consumidores que queiram fazer parte da mesma, desde que num raio de até 4 km, beneficiarão de uma redução de 32% no custo com a eletricidade.
Os painéis solares deste projeto contam com uma capacidade de 595 KWp que vai permitir gerar, anualmente, 840 MWh de energia limpa. Será, assim, possível evitar a emissão de até 223 toneladas de CO2 todos os anos.
“São claras as mais valias de criar uma Comunidade de Energia e o Clube “Os Belenenses” percebeu rapidamente isso. Esta solução permite que tanto o Clube como os seus vizinhos acedam a energia limpa. A urgência de acelerar a transição energética não é um tema de futuro, mas de presente, e é com muito gosto que a GreenVolt dá este passo com “Os Belenenses”, declara João Manso Neto, CEO GreenVolt, citado num comunicado.
“É, para nós, motivo de grande orgulho podermos dar uma nova energia, mais limpa e mais barata, a um clube histórico como ‘Os Belenenses’”, refere José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, acrescentando que, “o clube centenário está focado no futuro, preocupado com a importante transição energética, essencial para marcar golos contra as alterações climáticas”.
Patrick Morais de Carvalho, presidente do Clube de Futebol ”Os Belenenses”, defende que “é motivo de grande satisfação e orgulho para o Belenenses esta ligação à Energia Unida e ao universo Greenvolt que permite ao clube integrar uma comunidade de energia que traz um conjunto muito alargado de sinergias, trazendo para o Universo Belenenses mais valias reputacionais e também de tesouraria, enobrecendo o clube na medida em que, trabalhando energia limpa, ele cumpre funções diferenciadas de utilidade pública que todos os emblemas devem honrar. O conceito inovador de Comunidade de Energia que agora nasce em torno do Estádio do Restelo aproxima o Belenenses dos seus vizinhos e de toda a comunidade envolvente, laços que naturalmente o clube procura criar e preservar em permanência”.