Energia Simples pode obter certificados sobre a energia verde da produção em Portugal
A Energia Simples, empresa de referência na comercialização de eletricidade, anuncia que, a partir da nomeação da Entidade Emissora de Garantias de Origem (EEGO), a Energia Simples pode obter, finalmente, a certificação da energia renovável de produtores em território nacional, através da REN, nomeada como EEGO, pela publicação em Diário da República da Portaria nº 53/2020.
Assim, essa energia cumpre todos os critérios de certificação exigidos a nível internacional, no artigo 15.º da Diretiva de Energias Renováveis 2009/28/EC, no sentido de garantir que a produção renovável é transacionável de forma normalizada até ser consumida pelos clientes finais. Adicionalmente, este mecanismo permite transacionar no mercado as Garantias de Origem que incidem sobre a quantidade excedente de energia verde que a Energia Simples comercializa a nível internacional.
Desta forma, esta alteração vem assinalar um marco importante na evolução do mercado nacional de eletricidade, constituindo também uma clara demonstração da rápida evolução das renováveis e da sua competitividade face aos modelos de produção tradicionais, que recorrem a combustíveis fósseis.
Nos últimos três anos, a Energia Simples já disponibilizava, aos seus Clientes, Planos de Eletricidade de origem 100% renovável, sem que fosse refletido qualquer custo para o cliente. Esta aposta veio demonstrar a visão estratégica e ambiciosa da Energia Simples para a diversificação das fontes energéticas sustentáveis, bem como impulsionar a competitividade das energias renováveis e do mercado liberalizado.
Perante esta nova realidade, a Energia Simples aprovisiona o seu fornecimento elétrico através de energia bilateral de produtores nacionais de fontes 100% renováveis e de energia de composição indistinta através do OMIE. Irá também disponibilizar, a todos os seus clientes empresariais (BTE e MT), abrangidos por planos de Energia Elétrica Renovável, um certificado de produção equivalente de energia renovável, incluindo Fotovoltaico, Eólica, Biomassa e MiniHídrica. Por outro lado, irá também continuar a apresentar, de forma predefinida, ofertas para clientes particulares em Baixa Tensão com energia renovável.
Segundo Manuel Azevedo, CEO da Energia Simples, “recordo que até à data não era possível prestar Garantias de Origem sobre energia elétrica produzida em Portugal. No entanto, a Energia Simples, enquanto parceira e primeira comercializadora a adquirir energia elétrica renovável em regime de mercado em Portugal pode agora prestar estas garantias de origem aos seus clientes. Desde o início que procurámos incentivar todos os nossos Clientes, quer empresas quer domésticos, a produzir a sua própria energia verde. Este nosso compromisso faz-nos acreditar na sustentabilidade e na utilização de recursos energéticos limpos e, por isso, pretendemos oferecer a todos os nossos clientes BTN, antigos e novos, energia verde e de fonte renovável”, conclui.