ENERGEST desenvolve solução para projeto de biomassa florestal em Espanha
Já saiu das instalações da ENERGEST – Engenharia e Sistemas de Energia o Desgasificador Térmico de 43T/h para um projeto de biomassa florestal que está em desenvolvimento em Betanzos, na Corunha – Espanha. A empresa, sediada na Maia, foi responsável pela conceção e construção deste equipamento. O contrato incluiu ainda um Reservatório de Flash. De acordo com a ENERGEST, os desgasificadores são concebidos para “garantirem performances superiores” aos standards habituais no mercado.
Os Desgasificadores Energest® operam em dois estágios complementares, “um de pulverização mecânica” e outro de “pulverização hidrostática, em contra corrente com o vapor, o que permite obter uma elevada eficiência a todas as cargas”, explica a empresa.
A ENERGEST garante uma “elevadíssima eficiência”, uma vez que “para caudais próximos da carga nominal a água é finamente dividida num primeiro estágio de pulverização, possibilitando de imediato uma elevada área de superfície de contacto água/vapor”, o que ocasiona uma “rápida libertação dos gases dissolvidos nas pequenas gotículas, em consequência da temperatura e da reduzida pressão parcial desses gases”.
Já com “caudais mais reduzidos, em que a pulverização resulta menos eficiente”, a água tem oportunidade de “interagir com o vapor através da superfície criada por um segundo estágio de cascata”, beneficiando de “baixa velocidade do fluxo de vapor para realizar o processo de desgaseificação”, indica a empresa.