Já saiu das instalações da Energest – Engenharia e Sistemas de Energia o segundo maior Desgasificador Térmico construído pela empresa maiata. Concebido e construído para integrar uma Central de Cogeração Belga de um dos maiores produtores mundiais de energia, este equipamento, operando a uma temperatura de 145º C, tem uma capacidade de desgaseificação que pode variar entre 20 a 144 t/h de água com um teor de oxigénio inferior a 20 ppb. Este marco representa um avanço significativo no reconhecimento da capacidade técnica e de inovação da Energest no setor de Sistemas de Energia.
Na Energest todos os projetos são únicos e, em particular, os desgasificadores térmicos são concebidos para garantirem performances superiores aos standards habituais no mercado.
Este desgasificador foi desenvolvido para responder com rigor às exigentes necessidades do projeto, destacando-se pela sua elevada eficiência, robustez e uma qualidade dos materiais que lhe permitirão suportar condições extremas durante um muito elevado tempo de vida.
Projetado e construído de acordo com a norma EN 13445 em conformidade com a Diretiva Europeia 2014/68/UE, o Desgasificador possui a marcação CE e a Declaração de Conformidade Energest.
Este foi desenhado para condições de projeto desde o vazio absoluto até à pressão de 5 barg a 160 ºC, o conjunto possui uma torre de desgaseificação de Ø 1.90 m x 3.22 m e um tanque de água de Ø 2.87 m x 9.20 m, ao que corresponde uma capacidade de armazenagem de água de alimentação de cerca de 56 m³.
Os materiais adotados na construção incluem o aço inoxidável AISI 316L para a torre de desgasificação e equipamento interno e o P355 GH para o tanque de água de alimentação.
José Guedes, fundador e CEO da Energest, destaca que “estamos muito orgulhosos por mais este feito invulgar. Isto demonstra o crescente reconhecimento da capacidade da Energest em fornecer soluções avançadas e personalizadas para os Sistemas de Produção e Transformação de Energia, o reconhecimento do seu compromisso, empenho e contributo para a eficiência energética e a sustentabilidade”.
Particularidades dos desgasificadores Energest
O Desgasificador Térmico Energest garante uma elevadíssima eficiência, uma vez que para caudais próximos da carga nominal a água é finamente dividida num primeiro estágio de pulverização, possibilitando de imediato uma elevada área de superfície de contacto água/vapor, o que ocasiona uma rápida libertação dos gases dissolvidos nas pequenas gotículas, em consequência da temperatura e da reduzida pressão parcial desses gases.
Já com caudais mais reduzidos, em que a pulverização resulta menos eficiente, a água tem oportunidade de interagir com o vapor através da superfície criada por um segundo estágio de cascata, beneficiando da extensão de superfície de contacto e da baixa velocidade do fluxo de vapor para realizar o processo de desgaseificação.
A diversidade de projetos desenvolvidos pela Energest em sintonia com as necessidades e especificidades de cada cliente tornam as soluções “Tailor Made” da empresa verdadeiramente diferenciadoras.