Endesa reforça compromisso sustentável ao aderir ao BCSD Portugal

A Endesa anuncia adesão ao BCSD Portuga. De acordo com a empresa, a decisão implica um “reforço da estratégia” da companhia em “relação à responsabilidade social corporativa” em Portugal, “aumentando a sua presença em fóruns sobre a temática e apostando claramente no tema da sustentabilidade”.

A participação da Endesa Portugal neste relevante fórum ajudará a identificar iniciativas de sucesso transferindo-as para a sua realidade empresarial, desenvolvendo as suas melhores prácticas e estabelecendo alianças. É uma nova plataforma de diálogo com seus grupos de interesse em Portugal.

Nuno Ribeiro da Silva, director geral da Endesa em Portugal afirma que “na Endesa, a sustentabilidade faz parte da gestão do nosso negócio, dia a dia. Consideramos  a Sustentabilidade como um foco do negócio para gerar valor a longo prazo, mediante a integração dos activos sociais, ambientais e éticos na gestão do negócio. Apostamos num modelo de negócio sustentável, dinâmico, eficiente e alinhado com a visão estratégica de ser motor da transformação energética na sociedade”.

O compromisso da Endesa vai mais longe, tendo sido uma das primeiras empresas espanholas que aderiu ao Pacto Mundial das Nações Unidas (Global Compact), em 2002, incorporando os seus princípios nas Normativas de Integridade Corporativa, Política e Estratégia de Sustentabilidade. Estendeu também este mesmo enfoque a todas a geografias onde está presente.

Em 2019, na ENDESA confirmou a firme contribuição para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas), em especial:  ODS 7 (Energias renováveis e acessíveis), ODS 9 (Indústria, Innovação e Infraestructuras), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e, especialmente, ODS 13 (Ação Climática) onde está dedicado mais do 90% dos investimentos do Plano Estratégico 2020-2022. A ENDESA também contribui de forma indirecta, mediante o desenvolvimento de programas e iniciativas sociais, para a  consecução do ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 8 (Trabalho digno e crescimento económico).

A incorporação da Endesa no BCSD Portugal afirma a sua estratégia de presença e atividade nos fóruns relevantes de RSC tanto a nível nacional como internacional, reforçando o posicionamento da companhia no domínio da sustentabilidade.