A iniciativa de voluntariado corporativo da Endesa, “ODS à Escola”, através da Fundación Endesa, foi lançada este ano pela primeira vez em Portugal. Este projeto visa dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Agenda 2030 aos alunos das escolas portuguesas.
Os workshops para estudantes do primeiro ao sexto ano de escolaridade pretendem sensibilizar e formar crianças e professores sobre os ODS de uma forma divertida com recurso a meios audiovisuais. Graças a esta iniciativa dada pelos voluntários da Endesa, as crianças descobrem os ODS, refletem sobre o mundo em que vivem e fazem propostas de ações quotidianas para “salvar o mundo”.
Guillermo Soler, diretor da Endesa em Portugal, afirma que “este novo projeto lançado pela primeira vez em Portugal, visa aproximar os ODS aos colaboradores voluntários da Endesa, e promover práticas sustentáveis e de apoio à sociedade, a fim de alcançar os ODS. Também pretende encorajar os estudantes a exercerem uma cidadania crítica, respeitosa, ativa, responsável e solidária. Revela o compromisso ativo da Endesa e da sua fundação, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030”.
No total, em Portugal, 470 estudantes participaram na primeira edição desta iniciativa, 380 deles em Abrantes e 90 em Oeiras.