No sentido de combater o uso excessivo e a “dependência” do transporte automóvel, uma empresa espanhola está a dar mais uma semana de férias por ano a quem se deslocar de bicicleta ou de outra forma não motorizada para o trabalho, informa o site pedais.pt.
A fórmula da JAE – Ingenieria y Desarrollos, sediada em Logroño, no norte de Espanha, é simples: por cada dia que um dos seus empregados for para o trabalho sem recorrer a veículos a motor terá direito a dez minutos de férias, noticiou a publicação eletrónica Cicloesfera. “É um sistema de incentivos através do qual todos os trabalhadores conseguirão dez minutos de férias em cada dia que vão trabalhar sem ser em veículos a motor, podendo acumular até uma semana anual de férias”, explicou Jaime Caballero, funcionário da empresa de desenvolvimento de projetos de engenharia.
Também vão receber benefícios os empregados que partilharem o carro na ida para o trabalho: terão um incentivo de seis minutos diários, acrescentou Jaime Caballero. O objetivo, precisou, é “melhorar a eficiência laboral, o bem-estar dos funcionários e o meio ambiente, já que a mobilidade sustentável beneficia esses três factores”.
Com esta iniciativa, a JAE quer, ainda, “impulsionar e reivindicar a melhoria dos acessos ao Polígono Cantabria”, onde está instalada, alertando o município de Logroño para a importância de incentivar a mobilidade através dos chamados “meios suaves”, as deslocações de bicicleta e a pé, “formas alternativas e mais sustentáveis do que os veículos a motor”, informou.