A companhia aérea Emirates reciclou mais de 500 mil quilos de plástico e vidro em 2022, através da recolha a bordo de garrafas descartadas para serem reutilizadas, num peso correspondente a um avião A380, quando totalmente carregado.
A bordo de cada voo que aterra no Dubai, a tripulação de cabine da Emirates separa rapidamente garrafas de vidro e plástico, antes de serem enviadas para uma fábrica de reciclagem no destino.
O vidro é partido e separado por cores e esses cacos são enviados para os fabricantes de vidro nos Emirados Árabes Unidos, de forma a que sejam incluídos na sua mistura de lote para novas garrafas. Já as garrafas de plástico são limpas, cortadas em pedaços, derretidas e enviadas aos fabricantes para que possam fazer outros produtos em plástico.
A iniciativa de reciclagem de vidro e plástico a bordo foi sugerida pela tripulação de cabine da Emirates em 2019, através de webinars e eventos onde lhes é apresentada uma plataforma para partilhar feedback e onde é encorajada a partilhar ideias inovadoras com departamentos-chave. A proposta foi implementada em poucas semanas.