A EMEL vai, a partir de hoje e até ao final do ano, colocar em circulação 500 novas bicicletas elétricas, reforçando a rede existente.
Simultaneamente a EMEL está, a proceder à eletrificação de 400 bicicletas convencionais, promovendo assim, que 90% da oferta GIRA se enquadre no modo elétrico.
Este investimento insere-se na missão da EMEL enquanto agente ativo da implementação de práticas de mobilidade suave e sustentável na cidade de Lisboa.
“Continuamos empenhados na implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade, sendo a GIRA um pilar fundamental daquilo que é a estratégia de descarbonização ambiental da cidade. Mais de 50% dos Lisboetas residem, trabalham ou estudam a menos de 10 minutos de uma estação GIRA”, refere Carlos Silva, presidente da EMEL.
Já este ano foram abertas 13 novas estações GIRA e prevê-se ainda que até final do 1º semestre de 2024 a ativação de mais 19, passando assim o número total de estações ativas para 171. Estes investimentos acompanham os objetivos definidos pela Câmara Municipal de Lisboa de expansão da frota e simultaneamente fazer chegar a rede GIRA a todas as freguesias do concelho até 2026.