A sucessão de recentes anomalias registadas numa conduta adutora responsável pelo fornecimento de água à cidade de Beja, Neves, Baleizão e vários consumidores de percurso, levaram a EMAS de Beja, no presente mês de junho, a proceder à substituição desta infraestrutura em grande parte da sua extensão na Rua Miguel Torga, na Quinta D’El Rei, em Beja.
Foi necessária uma alteração ao programa de investimento para acomodar esta intervenção cujos custos diretos e indiretos ultrapassam os 20 mil euros. Efetivamente, “era uma infraestrutura crítica que apesar de ser de construção recente (cerca de 10 anos) devia ter tido uma intervenção desta natureza com vista à sua reabilitação, antes que se tivessem registados alguns episódios de natureza crítica”, lê-se em comunicado.
O troço substituído, com cerca de 300 metros, recorreu a um método não convencional, com a colocação da nova tubagem sem abertura de vala, em toda a sua extensão, e irá garantir um reforço de segurança no serviço de abastecimento de água à população de parte da cidade de Beja, Neves e Baleizão.