Em 2024, a Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP) regressa ao Festival da Sardinha, reforçando o seu compromisso ambiental, juntamente com o Município de Portimão, para promover um evento sustentável através da redução e valorização dos resíduos produzidos durante a iniciativa.
O Festival da Sardinha, um dos eventos mais emblemáticos da região algarvia, atrai milhares de visitantes todos os anos. Reconhecendo o impacte ambiental do incremento de pessoas associado ao aumento de resíduos depositado em aterro, a entidade aposta na sensibilização ambiental e reforça a contentorização seletiva disponibilizada no recinto.
Para além das ações de educação ambiental, dedicadas aos restaurantes e agroalimentares, à equipa de limpeza e aos voluntários, que colaboram na recolha dos tabuleiros das mesas e respetiva separação das sobras, foi produzida sinalética especifica alusiva à deposição correta dos resíduos disponíveis no evento.
No que diz respeito à contentorização seletiva, a edição 2024 conta com 162 contentores destinados aos cinco fluxos de resíduos (papel e cartão, plástico e metal, vidro, orgânicos e indiferenciado), que se encontram distribuídos pelo recinto e pelas respetivas áreas técnicas.
A pensar nos visitantes, no espaço promocional da EMARP as famílias podem participar em várias dinâmicas interativas, ganhar prémios e aprender de forma lúdica as melhores práticas no que diz respeito à gestão da água e dos resíduos. Aos portimonenses que ainda não iniciaram a separação de resíduos orgânicos, a empresa está a oferecer baldes de sete litros para esse efeito.