A EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais continua a apostar nas mais modernas técnicas para a realização da sua actividade, tendo introduzido recentemente, no tratamento preventivo contra a processionária, vulgo lagarta do pinheiro, o método inovador da micro-injecção.
A técnica foi aplicada a cerca de 100 pinheiros distribuídas pelos estabelecimentos oficiais de ensino pré-escolar e de 1º ciclo do concelho de Cascais, sendo estes os únicos estabelecimentos onde a EMAC intervém. Este novo método é inócuo para os seres humanos e espécies vegetais e dispensa os inconvenientes da pulverização tradicional com insecticida, nomeadamente, a paragem da actividade escolar, a dependência das condições climatéricas e a lavagem da zona envolvente dos pinheiros tratados.
O tratamento preventivo contra a lagarta do pinheiro, aplicado também nos cerca de 3500 pinheiros espalhados pelos espaços públicos do concelho de Cascais, área de actuação exclusiva da EMAC, decorre durante todo o ano, em quatro etapas, que acompanham as estações do ano. "