Em Albergaria-a-Velha, compostagem dá desconto na fatura da água

Os munícipes aderentes ao projeto “Albergaria A-Verde a Compostar”, quer na sua vertente doméstica, quer na vertente comunitária, vão ter um desconto na fatura da água já no próximo ano. O anúncio foi feito pelo Executivo Municipal de Albergaria-a-Velha no arranque da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu no sábado, 16 de novembro.

No centro da cidade, o município instalou quatro ilhas de compostagem comunitária na Vila das Laranjeiras, Mercado Municipal, na Santa Cruz e na Praça Álvares Cabral. Entregou ainda, gratuitamente, 350 compostores domésticos a famílias Albergarienses com condições para fazer compostagem na sua residência. Da primeira ilha já se retirou composto orgânico, que o Município disponibiliza agora aos munícipes participantes no projeto de hortas biológicas. No sábado, foi inaugurado o segundo espaço deste género – a horta biológica da 1.º de Dezembro – cujos 29 talhões já foram todos atribuídos.

Para Sandra Almeida, vereadora do Ambiente, a abertura de duas hortas biológicas no espaço de três anos foi possível graças à boa adesão dos munícipes ao projeto. Dentro da cidade, é cada vez mais importante existirem espaços onde as pessoas podem cultivar os seu produtos hortícolas e vegetais, promovendo um consumo mais sustentável. A vereadora referiu ainda que as hortas devem ser espaços de aprendizagem, onde os mais novos podem mexer na terra e adquirir hábitos saudáveis.

Salienta-se que, tal como na Horta Biológica da Lapa, a Horta da 1.º de Dezembro vai ter um compostor, cujo composto vai poder ser utilizado nas plantações dos munícipes. Enquanto não houver matéria suficiente – refere-se que são necessários cerca de nove meses para obter composto de qualidade – os munícipes hortelões poderão utilizar composto já produzido nos compositores comunitários.

Antes do sorteio dos talhões e da visita à horta, o município realizou uma curta formação sobre agricultora biológica, onde foram abordados os passos básicos para uma boa manutenção do espaço de cultivo, tendo em conta o tempo que cada um irá despender no seu talhão.

No arranque da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o município distribuiu ainda sacos de pano ecológicos no Mercado Municipal – A Praça e instalou oito novos ecopontos em vários locais do Concelho, reforçando a rede destes equipamentos, que visa tornar a reciclagem mais acessível e incentivar a adoção de práticas sustentáveis pelos munícipes. Os novos ecopontos estão situados nos seguintes locais: Estrada N16-2 junto à ponte sobre a A25 em Albergaria-a-Velha; Urbanização Vila das Laranjeiras em Albergaria-a-Velha; Rua dos Areeiros em Mouquim; Quinta de Alque em Alquerubim; Rua da Pereira em Angeja; Estrada Municipal M556-2 junto à Escola de Fradelos; Rua Principal em Pinheiro; e Lugar do Gavião.

Até ao dia 24 de novembro, serão promovidas mais ações no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que incluem a entrega de mini oleões domésticos nas freguesias, ações de sensibilização para a reciclagem e reutilização de têxteis nas escolas, sessões de showcooking no Mercado Municipal – A Praça e a inauguração de uma oficina de costura no Centro Coordenador de Transportes.