Elétricos e híbridos de ligar à tomada são os mais procurados
Os carros elétricos e os híbridos de ligar à tomada são os mais procurados em Portugal. Entre janeiro e setembro deste ano, saíram 546 automóveis elétricos dos standes para as ruas, o que corresponde a um crescimento nas vendas de 48% em relação a igual período do ano passado, refere o Jornal de Notícias.
Na comparação, os híbridos “plug in” (viaturas cujo motor elétrico pode ser diretamente carregado de uma tomada e não como motor de explosão) arrancam para a liderança.
Os automóveis híbridos “plug in” registaram uma subida de 110% nas vendas face ao período homólogo, com a comercialização total de 740 veículos até setembro deste ano contra 353 em 2015. Já os híbridos convencionais estão a perder terreno. Em sentido inverso, tiveram vendas totais de 2234 automóveis, menos 2% do que em igual período de 2016.
Para o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, a explicação para o aumento significativo de híbridos “plug-in” prende-se “com as vantagens fiscais para a nova geração de híbridos, um incentivo que pode chegar aos 572 euros de redução de impostos, o que é uma clara vantagem para os particulares das empresas”.
As vendas vão refletir ainda, uma “maior consciência ambiental por parte dos portugueses, uma vez que se trate de veículos que poluem muito menos”, considera Hélder Pedro.