A EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), levou até à cidade de Braga o programa europeu de mobilidade sustentável #ChallengeMyCity. O organismo da União Europeia anunciou um apoio de 60.000 euros para cada uma das propostas vencedoras que respondam aos desafios de mobilidade levantados pelo município português. O financiamento total é de 240.000 euros.
O programa destina-se “a empreendedores, start-ups e empresas de todas as dimensões, incentivando a apresentação de candidaturas inovadoras para cada uma das lacunas de mobilidade sustentável detetadas”, escreve a EIT Urban Mobility, num comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira.
No documento, a organização desta iniciativa europeia elenca ainda quais são as necessidades da autarquia bracarense, nomeadamente, “melhorar a segurança dos ciclistas e monitorizar os seus fluxos; compreender e promover a mobilidade ativa no centro da cidade; melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua; e incentivar o transporte escolar alternativo, diminuindo a utilização de carros particulares”.
A implementação do piloto dos projetos vencedores, a concurso para cada uma das quatro áreas, terá o apoio financeiro europeu durante uma fase experimental de seis meses, esclarece a EIT Urban Mobility.
Lluis Puerto, diretor de Desenvolvimento de Mercado da EIT Urban Mobility, citado no comunicado, explica que “o #ChallengeMyCity é um serviço europeu que incentiva as cidades a testarem diferentes soluções inovadoras de mobilidade, de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de as integrar, no longo prazo, na sua estratégia de mobilidade”.
“Estamos confiantes de que o serviço que disponibilizamos, facilitando a testagem de soluções inovadoras, bem como a recolha do feedback dos cidadãos, vai permitir às cidades europeias beneficiarem da inovação existente no campo da mobilidade sustentável, aplicando-a nas suas ruas”, acrescenta o responsável.
O #ChallengeMyCity é um programa europeu promovido pela EIT Urban Mobility, que tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável nas cidades europeias, apoiando a implementação de projetos inovadores. O financiamento europeu vai permitir aos municípios testarem diferentes soluções para as suas necessidades de mobilidade sustentável, antes de assumirem um compromisso de investimento no longo prazo.
Este ano, para além de Portugal, o #ChallengeMyCity chega também às cidades gregas de Larissa e Heraklion. O prazo das candidaturas para o programa termina no dia 8 de maio.