O EIT InnoEnergy, o motor europeu de inovação para a energia sustentável, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), lançou ontem a sua primeira call para scale-ups para descobrir e apoiar projetos inovadores em crescimento no sul da Europa. Os candidatos aceites assegurarão o seu acesso ao programa Boostway da InnoEnergy, um pacote de suporte altamente personalizado para promover a sua industrialização e internacionalização.
Promovida para acelerar a transição energética, reduzir as emissões de carbono e manter a segurança do fornecimento em toda a Europa, esta call pretende encontrar os negócios de energia sustentável mais inovadores, com inovações bem-sucedidas já no mercado, que possam ser levadas ao próximo nível através do programa Boostway.
O programa Boostway vai além do investimento, oferecendo aos participantes o acesso ao ecossistema de inovação de confiança da InnoEnergy, de mais de 430 parceiros do setor, capitais de risco de tecnologia limpa e institutos de investigação. Os serviços do programa Boostway incluem avaliações de equipa, apoio à comercialização, business development e planificação para a industrialização.
“Na Península Ibérica, as empresas que apoiamos já tiveram um impacto significativo na transição energética, embora principalmente a nível local. Agora é o momento de ampliar o seu trabalho para mercados distintos. O nosso programa Boostway aborda alguns dos principais desafios que enfrentam as empresas em crescimento, como ampliar as operações e tornar as cadeias de fornecimento mais eficientes, pois passar de uma unidade para 10 000 é difícil”, afirma Josep-Miquel Torregrosa, business creation officer para a região ibérica da InnoEnergy.
A InnoEnergy possui 56 scale-ups no seu portfólio em toda a Europa, tendo 70% destas entrado em novos mercados no primeiro ano do programa. Em Portugal, a Pro-Drone, uma startup que está a
revolucionar as inspeções de turbinas eólicas através de drones, participou no Boostway e está agora a expandir-se para novos mercados em França e na Bélgica.
As candidaturas para a call para scale-ups estão abertas até 16 de junho. Pode candidatar-se aqui.