EIT InnoEnergy anuncia data limite para Ronda de Investimento em 2018
A EIT InnoEnergy, o motor da energia sustentável na Europa apoiado pelo EIT, anunciou hoje, que a data limite para as candidaturas da ronda de investimento de 2018, que visa apoiar inovações revolucionárias na área da energia sustentável e baseadas em tecnologias limpas, é o dia 4 de outubro.
A Ronda de Investimento da EIT InnoEnergy é dedicada a PMEs com conceitos de tecnologias já comprovados que transformarão o futuro da energia na Europa. Desde o primeiro lançamento desta ronda, em 2011, a EIT InnoEnergy já investiu 190 milhões de euros em projetos em oito áreas tecnológicas por toda a Europa – num total de €3 mil milhões de vendas previstas.
Além do financiamento, a EIT InnoEnergy oferece aos seus candidatos uma plataforma de confiança e comprovada, assim como acesso a um ecossistema na área da inovação energética de mais de 385 parceiros industriais de toda a cadeia de valor da energia.
Histórias de sucesso incluem o WindFloat Commercial (Principle Power Inc.), que corresponde à segunda fase de um projeto pioneiro a nível mundial. Este projeto possibilita a exploração de parques eólicos offshore para profundidades superiores a 40 metros, através de uma plataforma triangular flutuante semi-submersível, onde uma turbina eólica é assemblada num dos pilares vértice da estrutura. O protótipo esteve cinco anos no mar perto da Aguçadoura, em Portugal, e os testes foram concluídos em julho de 2016, provando a estabilidade e fiabilidade da estrutura mesmo em condições de tempestade, injetando na rede elétrica nacional mais de 17 GWh, o equivalente ao consumo médio de cerca de 1400 famílias em Portugal.
O projeto BIPV-Insight na região ibérica, é outro exemplo de sucesso com o desenvolvimento de uma ferramenta de software que prevê a performance de painéis solares aplicados em edifícios. Os utilizadores deste software terão melhores insights sobre o impacto de produtos PV aplicados em edifícios, através da modelização do design, instalação e o impacto da performance da energia no próprio edifício, ajudando a poupar tempo e dinheiro nas fases de design e desenvolvimento.
Mikel Lasa, CEO da EIT InnoEnergy ibérica, afirma que “a nossa missão é acelerar a transição para a energia limpa na Europa. Por isso, estamos a identificar, investir e criar parcerias com os melhores e mais brilhantes inovadores no sector para os ajudar a escalar o seu negócio, reduzir tempo de entrada no mercado e, em última instância, comercializar a sua tecnologia”, acrescentando ainda que “quando falo em parceria é em verdadeira parceria. Vamos além da mera contribuição monetária para ajudar os nossos parceiros a crescer. Não só damos acesso a uma network europeia líder na área da energia limpa e da sustentabilidade, mas também damos apoio sustentado através de serviços de marketing e outros serviços que criam valor”.
As empresas interessadas podem encontrar mais informação sobre a Ronda de Investimento, incluindo como se candidatarem, através deste link.