EGF: recolha seletiva atingiu mais de 690 mil toneladas e produção de energia cresceu 34,3% em 2024

A EGF, empresa focada no tratamento e valorização de resíduos urbanos em Portugal, que serve 174 municípios e mais de 60% da população do continente, registou em 2024 uma evolução significativa nos seus principais indicadores operacionais, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e em contribuir continuamente para a inovação, eficiência e redução do impacte ambiental junto da população.

Recolha seletiva mantém tendência de crescimento

A recolha seletiva de recicláveis cresceu 4% em relação a 2023, atingindo um total de 694 mil toneladas, um aumento de 15.380 toneladas face ao ano anterior.

Entre os fluxos de resíduos, o plástico e o metal registaram o maior crescimento, com um aumento de 7,4%, totalizando 108.314 toneladas. O papel/cartão subiu 5,2%, alcançando 150.057 toneladas, enquanto o vidro teve um ligeiro crescimento de 0,3%, totalizando 135.532 toneladas.

Produção de energia aumenta expressivamente

A produção de energia atingiu 507 GWh, um crescimento de 34,3% face a 2023, representando um acréscimo de 129 GWh. Este aumento deveu-se, sobretudo, ao funcionamento pleno da Central de Valorização Energética da Valorsul.

A energia gerada pela EGF em 2024 teria capacidade para abastecer uma cidade com 419 mil habitantes durante um ano.

Biorresíduos e produção de corretivos orgânicos continuam a crescer

A recolha de biorresíduos registou um aumento expressivo de 29% face a 2023, totalizando 129 mil toneladas. Já a produção de corretivos orgânicos também evoluiu, com um crescimento de 3%, atingindo as 41 mil toneladas.

“Apesar dos resultados positivos, é necessário um maior crescimento para alcançar as metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), bem como um maior investimento no setor de resíduos e a definição de uma política de financiamento público”, reforça a empresa em comunicado.