De modo simplificado, um painel solar híbrido é um equipamento capaz de gerar eletricidade e água quente, simultaneamente, a partir da radiação solar.
A sua tecnologia permite ter um desempenho equivalente ao conseguido por um painel térmico e um fotovoltaico usados separadamente. Por outro lado, consegue conter o sobreaquecimento das células fotovoltaicas, o que permite um rendimento elétrico estável durante todo o ano. Tem 89% de rendimento, 19% elétrico e 70% térmico.
É uma solução de autoconsumo energético com inúmeras vantagens, desde logo, por ser um painel único com dupla função, permite uma poupança de 50% do espaço necessário na implementação; é uma solução com grande rentabilidade, apresentando bons paybacks no geral; é uma energia verde com emissão zero de CO2; consegue produzir 4 vezes mais energia do que um painel solar fotovoltaico; é muito versátil, pois pode ser combinada com outros equipamentos, por exemplo, com um chiller de absorção, através do qual se consegue refrigerar o ambiente (trigeração solar); pode ser aplicado na climatização de piscinas.
Esta solução solar híbrida é reconhecida como de excelência, pois não dispensa duas peças chaves em todo o processo: o sistema de monitorização e o de segurança. O acompanhamento da performance destes equipamentos remotamente é fundamental: é medido, é gerido. Ainda e em termos de segurança este equipamento possui um aerotermo para dissipação do excesso de energia térmica.
Um último apontamento sobre os setores que poderão beneficiar desta tecnologia: todos! Desde que sejam consumidores de energia e de água quente. Instituições de ensino, indústrias, hospitais, IPSS, hotéis, parques de campismo, centros desportivos, moradias, são apenas alguns exemplos.
Neste sentido, os painéis solares híbridos estão considerados em todo o mundo, sistemas de muito versáteis e de vanguarda.