A Efacec está a concluir o fornecimento de transformadores para o projeto de 1500 milhões de euros do Sistema Electroprodutor do Tâmega para a Iberdrola. Este projeto hidroelétrico é um dos maiores projetos da empresa espanhola realizados na Europa nos últimos 25 anos.
O projeto compreendeu o fabrico e o fornecimento pela Efacec dos transformadores das três centrais que constituem o complexo hidroelétrico que a Iberdrola desenvolveu no Alto Tâmega. No final de 2021 ficou concluído o fornecimento para a Central Hidroelétrica de Daivões, consistindo em dois Transformadores de Potência de 65 MVA 400 kV e dois Transformadores de Distribuição de 2.5 MVA 15 kV. A estes juntou-se o fornecimento concluído em 2020 para a Central Hidroelétrica de Gouvães de quatro Transformadores de Potência de 245 MVA 410 kV e dois Transformadores de Distribuição de 5,6 MVA 20 kV.
De acordo com a empresa, a última fase do Sistema Electroprodutor do Tâmega será realizada até ao final de maio deste ano com a entrega dos quatro últimos transformadores: dois Transformadores de Potência de 90 MVA 410 kV e dois Transformadores de Distribuição de 2.5 MVA 15 kV.
O complexo hidroelétrico integrou a construção de três barragens (Daivões, Gouvães e Alto Tâmega), promoveu a criação de 13.500 empregos diretos e indiretos durante o período de maior volume dos trabalhos, contando com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), podendo alcançar uma produção anual de 1.760 gigawatts hora (GWh), assegurando 6% do consumo elétrico nacional.
“É com muito orgulho que finalizamos um projeto tão relevante na área energético para Portugal e para a Europa, com uma forte importância tecnológica, e que comprovou a confiança da Iberdrola na Efacec. Este contrato foi conquistado pela Efacec após realização de um concurso internacional, no qual participaram as mais importantes empresas do setor, a nível mundial. Ao desempenhar um papel estratégico no Sistema Eletroprodutor do Tâmega, a Efacec reforça o seu posicionamento de referência mundial no fornecimento de transformadores elétricos”, declara Fernando Vaz, administrador executivo com o pelouro de Operações da Efacec.